quarta-feira, 7 de julho de 2010

A natureza como inspiração






                                                                                Desenhando na Redenção, POA, RS.







Carvão, adesivo e tinta



E o pensamento voa com a poeira do carvão





Trabalho realizado na disciplina de Fundamentos da Linguagem Visual I - IA -UFRGS

Sentados no chão, papel em frente, carvão, pó, tesoura, tinta, e o livro de memória toma forma...


Moldando o barro



Oficina de cerâmica - IA - UFRGS

Primeiro: amassando o barro, e se perde no tempo, amassa, modela e, como mágica, surgem as primeiras peças....


Primeira atividade
Usei na disciplina oficina de criação tridimensional ferramentas presenteadas por uma prima, ex-aluna do Instituto de Artes, guardadas por vários anos no fundo da gaveta, sabia que um dia seriam úteis. Aprendi a usá-las e com força, amassei, amassei e amassei o barro até moldá-lo na minha primeira peça: o livro de cerâmica. Projeto proposto partindo da ideia do livro de artista, usando como fonte o livro Página Violada de Paulo Silveira. Antes de iniciar a prática em si, fiz vários projetos para a realização do trabalho, onde me deparei com a primeira dificuldade, escolher qual usar. Decidindo pelo labirinto, inspirado em um livro infantil japonês, presente de uma amiga, minha ideia foi elaborar um livro aberto de onde brotasse um labirinto irregular de dentro das páginas, apresentando janelas em cada face, com uma estrutura que lembrasse um prédio e os percursos que fiz até aqui. Fiz duas peças nesta proposta, uma foi um livro menor com o labirinto no meio, impresso com letras e folhas de um velho livro recortadas e encaixadas na base. A outra foi maior e realizada em duas partes separadamente, uma página com o labirinto e a outra, com a palavra barro em relevo e um boneco sentado representando o leitor, que leva o conhecimento para dentro de sua casa (labirinto) e troca estas aprendizagens em suas relações pessoais. 
Muito curioso o processo de criação com barro, parece que ele tem vida própria... Pois meu primeiro trabalho não saiu como eu queria e, o segundo, foi uma surpresa, foi justamente o que havia planejado.

                                            Projeto                                                         Livro japonês
     



           Primeira peça                                                                                                Segunda peça    
                                                                                                            


Segunda atividade
Dialogando com o trabalho de Helga Gamboa.
A inspiração foi a obra da artista angolana Helga Gamboa, a qual traz em suas peças fatos e conceitos relacionados com a África e seus inúmeros problemas sociais.

          


         Peça inacabada
Projetei um vaso que representasse uma cabeça de mulher com os anéis de compromisso em volta do pescoço, apoiado em uma base com aberturas como janelas, onde colocarei fotos 3/4.
Utilizei a técnica do ocado na base retangular e cobrinhas na parte superior. Depois de queimado será pintado.






La pedagogía de los pájaros

A experiência educativa desenvolvida pela professora Olga Cossetini entre os anos de 1935 e 1950 em uma escola primária, Alberdi, Rosário. Com testemunho de ex-alunos e sua irmã e colaboradora, professora Letícia Cossetini.